De volta ao futuro (e à história) da automação residencial
Apesar da crença comum, o conceito de automação residencial não é tão novo. Por mais de um século, a ficção científica imaginou nossas futuras casas como totalmente automatizadas e com robôs nos ajudando nas tarefas domésticas. O prolífico escritor de ficção científica Ray Bradbury chegou ao ponto de imaginar uma casa automatizada que continua a funcionar a pesar de ninguém morar nela.
A tecnologia que moldou nossa percepção da automação residencial por tanto tempo agora é mais conveniente e acessível do que nunca. No entanto, nem tudo parecia igual há mais de um século. Por exemplo, você sabia que muitos datam da criação de um pequeno brinquedo de controle remoto como o primeiro exemplo da Internet das Coisas que nos cerca?
A automação residencial aconteceu há muito tempo. Vamos dedicar um tempo para rastrear os eventos significativos que moldaram a ideia da automação residencial como a conhecemos hoje.
● 1868: Primeiro controle remoto de Nikola Tesla
Em 1868, Nikola Tesla criou o primeiro controle remoto para operar um barco de brinquedo. Tesla encontrou uma maneira de usar ondas de rádio para enviar instruções de um dispositivo portátil diretamente para seu barco. Antes de ignorar isso como não tão impressionante, considere que este dispositivo portátil foi o primeiro exemplo de uma automação voltada para o consumidor prontamente acessível.
● 1901 - 1920: A invenção de eletrodomésticos
A invenção dos eletrodomésticos foi uma conquista incrível no início do século XX. Embora não fossem inteligentes, eles ainda estavam um passo à frente na tecnologia doméstica que revolucionaria a vida das empregadas domésticas para melhor. Essas conquistas começaram com o primeiro aspirador de pó movido a motor em 1901. Um aspirador de pó elétrico mais avançado foi criado seis anos depois. Nas duas décadas seguintes, muitos outros aparelhos impulsionaram o aparato doméstico das famílias nos países desenvolvidos. Tomemos, por exemplo, geladeiras, secadoras de roupas, máquinas de lavar, ferros de engomar, torradeiras.
● 1933: Casa do Futuro
A Exposição Internacional Century of Progress (Feira Mundial de Chicago) deu aos visitantes uma visão geral da Casa do Futuro. Ainda parecia um retrato de ficção científica, considerando que a tecnologia da época não era tão avançada.
● 1968-1969: O ECHO IV e o computador da cozinha
Apesar de nunca ter sido vendido comercialmente, o ECHO IV foi o primeiro dispositivo de automação residencial real. Inventado por um engenheiro chamado Jim Sutherland, ele podia construir listas de compras, monitorar a temperatura da casa e controlar eletrodomésticos. Um ano depois, foi lançado o Kitchen Computer. Era um dispositivo inteligente que podia armazenar receitas, mas, infelizmente, nunca decolou por seu preço proibitivo. 1969 foi também o ano da criação da ARPANet, que pode ser considerada a precursora da Internet. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, os aparelhos ficaram mais avançados e ganharam novas funções essenciais.
● 1971: O microcontrolador
Com a invenção dos microprocessadores, a tecnologia tornou-se instantaneamente mais acessível. O preço dos eletrônicos e eletrodomésticos diminuiu, então começamos a ver mais desses dispositivos aparecendo nas prateleiras das lojas.
● 1975: Projeto de automação residencial X10
Os dispositivos X10 usavam a fiação CA pré-instalada de uma casa para controlar pequenos eletrodomésticos e luminárias. Foi um dos passos significativos em direção a uma tecnologia doméstica mais avançada.
● 1984: A Criação do Termo "Casa Inteligente"
O termo "Smart Home" foi cunhado pela American Association of House Builders em 1984. Naquela época, no entanto, ainda parecia um sonho digno dos melhores romances de ficção científica.
● 1991: Gerontecnologia
"Gerontecnologia" é a combinação de "gerontologia" e "tecnologia", e consiste em empregar tecnologia para facilitar a vida dos idosos. Essa tendência começou na década de 1990 e rapidamente se espalhou como um salva-vidas em potencial para idosos que vivem sozinhos.
● 1996: The Clapper
O Clapper era um interruptor elétrico acionado por som e, em particular, por uma batida de palmas. Também seria ativado por meio de tosse, latido de cachorro e batidas de portas. O Clapper é considerado uma das invenções mais icônicas para a tecnologia de casa inteligente do século XX.
● 1998: The Millennium House
Em 1998, um show-home britânico chamado "the Millennium House" mostrou aos visitantes como automatizar uma casa. Foi a primeira prova de que uma casa poderia ser automatizada com aquecimento, segurança, luzes, portas e jardins controlados por computador.
● Final da década de 1990 - início de 2000: rede doméstica
A automação residencial se tornou mais popular no final dos anos 1990 e no início dos anos 2000, quando a conectividade com a Internet tornou as tecnologias de casa inteligente mais acessíveis. A tecnologia doméstica (também conhecida como "domótica") tornou-se mais comum e os eletrodomésticos eram mais frequentemente conectados a computadores.
● 2014: Amazon Echo
Em 2012, 1,5 milhão de sistemas domésticos automatizados estavam em funcionamento. Dois anos depois, a Amazon lançou sua tecnologia Amazon Echo especificamente para membros Prime. Alexa foi, em outras palavras, o primeiro exemplo de um hub de casa inteligente.
● O presente e o futuro
A tecnologia inteligente está agora mais integrada às casas do que nunca. Isso fala de maior conveniência, segurança e eficiência energética. As últimas tendências em automação residencial nos levarão a um aumento de conectividade e interatividade. Pense em controle remoto móvel, luzes automatizadas, ajuste automático de termostato, aparelhos de agendamento, notificações de celular / e-mail / texto e videovigilância remota. Esteja você em viagem de negócios, nos horários escolares de seus filhos ou em outras atividades sociais, maior conectividade entre os dispositivos de sua casa significa mais conveniência, controle e segurança de qualquer parte de sua propriedade. Em outras palavras, com menos preocupações, você pode se concentrar mais em aproveitar a vida.
Agora, as casas inteligentes estão se tornando cada vez mais seguras, alertando você em tempo real sobre quaisquer intrusos. Uma rede mais interconectada de dispositivos inteligentes significa que você está vivendo uma vida mais verde e sustentável, sem desperdício desnecessário de energia.
Torne a sua casa à prova de futuro com a tecnologia de casa inteligente da HDL
Agora que você sabe mais sobre a história da automação residencial, é hora de trazer sua casa de volta ao futuro com a mais recente tecnologia de casa inteligente. Se você acha que está pronto para tornar sua casa mais inteligente, a HDL tem muito a oferecer em termos de automação residencial confiável e econômica.
Entre em contato connosco somos um parceiro HDL para fazer da sua casa uma casa inteligente hoje!
Comentários
Enviar um comentário